Vobeto Transportes Ligando as Pontas do Negócio
Bem vindo à VOBETO Transportes

NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 20 de agosto de 1981 a Vobeto Transportes é especializada na movimentação de cargas de cimento ensacado e a granel, minerais, óleo em caixas, adubos e fertilizantes e granéis sólidos e líquidos.
A Vobeto Transportes é pioneira em Mato Grosso do Sul na implantação de técnicas para transportes personalizados, sistemas de segurança e gerenciamento com métodos adequados a cada cliente, o que possibilitou alcançar quantia superior a 10 mil cargas embarcadas sem acidentes.
A distinção por nossos clientes vem da competência técnica, comprometimento, disciplina, pontualidade e, sobretudo da confiança adquirida na parceria estabelecida.
Em 1977, Irineu Vobeto, estudante de Economia, após uma passagem por uma transportadora de móveis, comprou um caminhão Ford F-700 e foi extrair madeira no Pará. Pagou aquele caminhão e voltou ao MS. Com este caminhão e outro de seu irmão, criou a Vobeto Transportes Ltda para transportar combustíveis e mudanças.
Atuaram juntos até 1984. Em 1984, com o fim do "boom" de desenvolvimento - Implantação do Estado de MS em 1977 - e buscando diversificar as atividades, com decisivo apoio do amigo Jovir Perondi - Diretor da Cerealista Matosul Ltda - enveredou-se pelos caminhos do transporte de soja e seus derivados. Foram compradas as duas primeiras carretas.Trabalhou para Matosul Ltda até 1989.
Em 1989, já com 11 carretas, a transportadora foi convidada pela Ceval Alimentos S/A, para suprir o setor de entregas de óleo em caixas para o interior de São Paulo – vendas CIF – e, autorizada pela Matosul, foi atender esse novo cliente.
Em janeiro de 1993 a produção daquela planta foi direcionada para o Estado de Rondônia. Nesta situação, atendendo uma nova solicitação da Ceval, interessada em manter a transportadora como fornecedora, foi atender a unidade de Rondonópolis - MT. – Setor de commodities - Lá ficou até junho de 1993.
Em julho de 1993, com 16 carretas, foi convidado pela Camargo Corrêa Cimentos S/A, Cimentos Cauê para voltar a Campo Grande e fazer a distribuição de seus produtos nos Estados de MS, MT, SP e região norte do PR. Tudo a partir de sua fábrica na Cidade de Bodoquena – MS, inaugurada naquele mês.
Mantém até hoje com a Camargo Corrêa Cimentos S/A uma parceria baseada em disciplina, determinação e comprometimentos responsáveis. Esse comportamento levou seus serviços a se estenderem para outros produtos como: Minério de Ferro, Gesso, Finos de Carvão, Coque de Petróleo e Combustíveis de Substituição Sólidos CSS 10 - CSS 102 e MD 50. É responsável pela distribuição e entregas de 100% do volume das vendas CIF daquela unidade.
Em 2002, com 47 carretas, foi convidada para fazer parte de um projeto da ADM – Archer Daniel Midland Co. – através de uma operação com hopper’s no estado do MT. Por alguma razão, o projeto não teve o resultado esperado e, juntos, resolveram encerrá-lo.
Em 2004, com 66 carretas, foi convidada pela Companhia Vale do Rio Doce S.A. para participar do projeto de formação e equalização da movimentação de seus volumes em uma Macro Licitação, idealizado para formar um time de 10 transportadoras que atenderiam sua demanda por serviços rodoviários – granéis sólidos –. Isso, sob o comando da sua GEROT tinha a finalidade de formar uma equipe de fornecedores que pudessem oferecer algum diferencial, destacando-se das demais empresas, e que agregassem valores e argumentos de vendas aos seus produtos, além de trazer conforto e contentamento aos seus usuários.
Visualizado pela GEROT, o projeto abrangia atendimentos à todas as unidades da Vale no Brasil. E, com analistas experimentados, examinando detalhes e fundamentos requeridos, analisando a vasta documentação exigida, a Vobeto foi ganhadora e escolhida para fazer parte desse time TOP-10 e atender o Módulo INTER-MS, categoria outbound.
Em 2005, com 77 carretas, teve seu atendimento ampliado para categoria inbound e é levada para atender clientes da Logística da Vale – LOG-IN – a partir do seu terminal no porto de Praia Mole em Vitória no ES. Com a Companhia Vale do Rio Doce, contamos o 5º cliente em nossa História.
Em março de 2007, com 81 carretas, passou a fazer a operação logística da Unidade de Cimento da Camargo Corrêa Cimentos S.A. em Bodoquena – MS. É responsável pelos setores de Expedição, Carregamentos, Descarga de Insumos, Mixagem de Combustíveis e Abastecimentos do forno principal e do moinho de clínquer, operando com máquinas da linha amarela.
Em Agosto de 2007, com 131 carretas, foi convidada para prestar atendimento rodoviário à Yamana Gold Inc. mineradora de origem Canadense que extrai concentrado de cobre na mina Maracá em Alto Horizonte – GO. exportando-o através do porto de Vitória-ES. Parte da produção é destinada ao pólo petroquímico de Camaçari-BA, que também é atendido pela transportadora. É responsável pela movimentação de ¼ da produção daquela planta. Com a Yamana Gold Inc. contamos com o 6º cliente em nossa História. Como era prioritário o desenvolvimento da região, criou-se uma cooperativa local para atender a demanda, e a transportadora retirou-se do projeto um ano depois.
Em 2008, com as mesmas carretas e com uma sólida carteira de parceiros autônomos e agregados fidelizados - mais de 300 caminhões - passou a transportar escória (uma matéria prima para fabricação de cimento) para a Fábrica de Cimentos da Lafarge Brasil S.A., em Cantagalo/RJ a partir da CST em Serra/ES. Essa operação é continuação da mesma operação que fazíamos para a Lafarge através da Cia Vale do Rio Doce.
Em 2009, tempos nebulosos. Crises por todos os lados do mundo. Faróis baixos, marcha lenta e controle absoluto sobre o processo. Enquanto isso os ajustes estavam sendo executados pelo mundo afora e os tempos bons voltaram em 2010. Tempo de acelerar para fazer a nossa parte no crescimento da Riqueza Mundial.
A América Latina passou a fazer parte dos planos de expansão da Transportadora, dadas as sugestões e perspectivas de integração solidária dos países do Mercosul.